quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Barroco brasileiro - 8º ano B


O estilo barroco chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses. Seu desenvolvimento pleno se deu no século XVIII, cem anos após o surgimento do barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.
Suas principais características são a teatralidade das obras, o dinamismo, a urgência, o conflito e o forte apelo emocional. Na busca da emoção, para provocar o observador, o artista abusa da verossimilhança das cenas retratadas, daí a importância também na observação da natureza. O artista para atingir esses efeitos usa, principalmente, cores, texturas, jogos de luz e sombra, diagonais e curvas, bem como o domínio do uso do espaço.
As primeiras características do espírito barraco foram presenciadas não só em fachadas e frontões de portas e janelas, mas também, na decoração de algumas igrejas. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português, espalhou-se pelas regiões do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
 
                                 Aleijadinho
Embora tenha sido um dos maiores artistas do Brasil, da vida do Aleijadinho restam apenas fragmentos biográficos dispersos. Sabe-se que se chamava Antônio Francisco Lisboa e era filho bastardo do "juiz do ofício de carpinteiro" Manuel Francisco Lisboa com a escrava de nome Isabel (embora documento algum o comprove). Quando nasceu? Em 1738, talvez, embora a "data oficial" seja 29 de agosto de 1730. Quem foram seus mestres? O pai e o tio, Antônio Francisco Pombal. Quais suas fontes de inspiração? Os livros da biblioteca do poeta Cláudio Manuel da Costa e "gravuras bíblicas góticas”.
Em fins de 77, o escultor já perdera os dedos dos pés, do que resultou não poder andar senão de joelhos, e os dedos das mãos se atrofiaram de tal forma que o artista teria decidido cortá-los, ser­vindo-se do formão com que trabalhava. Não foi só: "perdeu quase todos os dentes e a boca entortou-se como sucede ao estuporado; o queixo e o lábio inferior abateram-se e o olhar do infeliz adquiriu a expressão sinistra de ferocidade que o deixou de um aspecto asqueroso e medonho".

Passados mais de 150 anos da morte do Aleijadinho, pesquisadores ainda discutem qual a doença que acabou com a saúde e o humor do maior dos escultores brasileiros. Nenhum, porém, teve iniciativa, disposição ou verba para empreender uma investigação que incluísse a única possibilidade definitiva: a exumação do cadáver do Aleijadinho. Por enquanto, existem apenas hipóteses sobre a terrível enfermidade deformante que, a partir de 1777, foi carcomendo pés e mãos do gênio do barroco brasileiro.
 
Fontes: http://www.culturabrasil.org/aleijadinho.htm


Integrantes: Bruna Renise, Vanessa Desidério, Letícia Nascimento, Beatriz Mendonça e Maria Cecília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário