As células-tronco são células novas que são feitas durante o desenvolvimento do organismo. Elas são conhecidas pelo poder de se transformar em outra célula diferente esse processo recebe o nome de diferenciação-celular.
As células-tronco podem ser classificadas em cinco tipos: totipotentes, pluripotentes, multipotentes, oligopotentes, e unipotentes.
As células-tronco geralmente são aplicadas nas terapias medicinais. Os cientistas acreditam que no futuro as células-tronco possam ser uma cura para algumas doenças como a Alzheimer, o infarto, a diabetes, o mal de Parkinson, osteoartrite etc. elas também podem ser a cura para traumatismos na medula espinhal e queimaduras grandes.
As células-tronco são encontradas em embriões recém fecundados (blastócitos), células sanguíneas do cordão umbilical, células germinativas ou órgãos de embriões abortados, criados por fertilização in vitro, alguns tecidos adultos e células maduras reprogramadas para ter função de célula-tronco.
Porém o uso de células-tronco vem sendo bastante criticado por grupos ético-religiosos. Esses grupos ético-religiosos consideram o embrião como uma vida então eles dizem que manipular, fazer experimentos e sacrificar o embrião é praticamente um assassinato, então por esse motivo alguns países conservadores não apóiam nem praticam o uso de células-tronco.
Fontes:
noticias terra.com.br/ciência/interna/0,oi472268-ei1434,00.htm
WWW.suapesquisa.com/ecologiasaude/celulas-tronco.htm
PT.wikipedia.org/wiki/cc3a9lula-tronco
veja.abril.com.br/.../tag/distrofia-de-duchenne/
3.bp.blogspot.com/.../lQ3tYXHXb3o/s1600/ce.jpg
Alunos: Francisco
Tiphany
Fabiana
Lucas Gabriel
Adriane
Data:16/08/2011
Turma: 8ºA
Nenhum comentário:
Postar um comentário