quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Barroco brasileiro 8°B

       O barroco chega ao brasil pelas mãos dos colonizadores, sobre tudo eles eram portugueses. O barroco brasileiro foi influenciado pela obra portuguesa, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
         A maior produção artística do barroco no Brasil foi nas cidades auríferas de Minas Gerais, ficou chamado como século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam uma intensa vida cultural e artística em durante o desenvolvimento
        

         O mais conhecido representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, com forte aspectos religiosos, eram feitas com madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
         Antônio Francisco Lisboa,nasceu em vila rica no ano de 1730.Era filho de uma escrava com um mestre-de-obras português.Iniciou sua vida artística ainda na infância,observando o trabalho do seu pai que também era entalhador.
        Por volta de 40 anos de idade,começa a sofrer uma doença degenerativa nas articulações.Não sabiam exatamente a doença,mas,provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma outra doença relmática.Durante algum tempo,foi perdendo os movimentos dos pés e das mãos.enquanto isso,pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e retalhar.
                                                      

          Algumas obras de aleijadinho:
    -Igreja de São Francisco de Assis.
    -Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
    -Igreja das Mercês e Perdões.
    -Igreja de São Francisco de Paula.
    -Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias.
    -Igreja de São José.
    -Igreja de Nosso Bom Jesus de Matosinhos.
    -Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

     GRUPO:Urandy Alves
                     Matheus Bezerra
                      Anderson Almeida
                       Larissa Graziele
                         Brenda Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário