Progeto Genoma - 8° B
Para compreendermos melhor o projeto genoma, precisamos entender o que é genoma: é ele quem traz todas as instruções necessárias para montar e fazer funcionar o seu corpo, é o conjunto de todos os genes. Concluimos assim que o projeto genoma humano tem como um dos objetivos principais fazer o mapeamento dos genes(responsáveis pela determinação das nossas características), e armazena-los em bancos de dados.
Esse projeto foi formalmente iniciado no ano de 1990. Com esse projeto veio a descoberta de que esses genes modificados poderiam ser usados para o tratamento de doenças e, muitos remédios e vacinas poderiam ser desenvolvidos a partir das informações obtidas . Em uma matéria no site da revista Super Interessante diz :” Os cientistas não podem ainda ler o genoma porque, mesmo depois de achar suas letras, não dominam com fluência o idioma empregado pelas células,o quimiquês. A tradução completa, afirma o geneticista brasileiro Crodowaldo Pavan, da Universidade de São Paulo, vai consumir 20 anos.” Estima-se porém que pelo menos 80% desse genoma já possa ser lido. Diversos países participaram desse projeto, entre eles está incluso o Brasil.
Muitos pesquisadores, desde o princípio, se oporam a essa ideia de mapear os genes humanos por acharem impossível a realização desse projeto,sendo assim uma perda de tempo. Porem, alguns acreditavam que daria certo, arrecadaria dinheiro e transformaria a biologia em uma ciência muito mais avançada.
Algumas duvidas:
- Para que serve o mapeamento do projeto genoma??
É uma espécie de guia, pois revela a composição química de todos os genes, ajudando assim os cientistas a descobrir como os genes trabalham.
- Ele pode levar à cura do câncer ou do diabete?
Já se conhece muitas doenças associadas aos genes.Entre elas a diabete e alguns tipos de câncer. Os médicos estão estudando centenas desses genes patogênicos para tentar corrigir os seus defeitos e, com isso, eliminar as doenças provocadas por eles.
- Dá para largar o álcool ou aumentar a inteligência?
Como tudo no corpo funciona sob o comando dos genes, nada impede que se implante nas células de alguém uma ordem que corte os vícios de beber e de fumar, ou que aprimore os dotes intelectuais de um indivíduo. O desafio será encontrar os genes exatos para a tarefa certa.
O projeto genoma humano, como tantos outros projetos tem seus pontos positivos, mas, também existem pontos negativos:
Tendo a informação sobre cada função dos genes, foi descoberto que seria possível “montar” fisicamente seus filhos. Isso poderia promover a discordância entre um casal sobre o sexo e as características da criança. Podendo também ir contra os valores religiosos, pois seria duvidar da capacidade de Deus, para decidir o melhor para nossos filhos, estando assim desafiando o poder de dele. Além disso, sabe–se muito pouco sobre a modificação dos genes, podendo no futuro causar doenças ainda não descobertas, e o individuo que for geneticamente modificado ira passar suas características para seus descendentes.
Sabendo-se também que doenças poderiam ser descobertas antes delas se manifestarem, causando assim uma “descriminação precoce” (sendo que essa doença possa até não se manifestar). Passando a analisar, então, o indivíduo apenas pelo seu genótipo e não mais por este combinado com o seu fenótipo.
Essas consequências imprevisíveis poderiam despertar a mente de pessoas maliciosas podendo assim criar um ser humano com características totalmente diferentes das nossas, criando assim uma nova espécie, que não saberíamos de certa forma controla-las. Ou então criar um ser humano igual ou parecido a outro já existente, causando conflitos entre estes.
O vídeo acima fala um pouco sobre os aspectos nagativos do Projeto Genoma e algumas dúvidas sobre o assunto.
Grupo : Beatriz Santana , Bruna Renise , Letícia França , Maria Cecília Batalha e Vanessa Desidério .
Nenhum comentário:
Postar um comentário