quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Barroco Brasileiro

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. No início do século XVIII, o Barroco brasileiro conseguiu uma face relativamente unificada, no chamado "estilo nacional português", cujas raízes eram de fato italianas, sendo adotado sem grandes variações nas diversas regiões, e a partir de 1760, por influência francesa, se transformou no Rococó, que é um traço bem evidente nas igrejas de Minas Gerais.

Características do Barroco Brasileiro
PINTURAS:
Uso de cores fortes;
Representação das passagens bíblicas nos tetos das igrejas;
Ilusão de movimento e profundidade.
ESCULTURAS:
Imagens ordenadas com tecidos finos, joias e até cabelos;
Esculturas feitas em pedra-sabão e madeira;

Uso de cores fortes, curvas e contracurvas, gerando sensação de movimento dos corpos e vestes;
ARQUITETURA:
Fachada simples, mas com decoração interna bastante extravagante;
Janelas em arcos;
Acabamentos em pedra-sabão

ALEIJADINHO

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre de obras portuguesas, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.
A formação profissional e artística do Aleijadinho é atribuída a seus contatos com a atividade do pai e a oficina de um tio, Antônio Francisco Pombal, afamado entalhador de Vila Rica. Sua aprendizagem, além disso, terá sido facilitada por eventuais relações com o abridor de cunhos João Gomes Batista e o escultor e entalhador José Coelho de Noronha, autor de muitas obras em igrejas da região. Na educação formal, nunca cursou senão a escola primária.
O apelido que o celebrizou veio de enfermidade que contraiu por volta de 1777, que o foi aos poucos deformando e cuja exata natureza é objeto de controvérsias. Uns a apontam como sífilis, outros como lepra, outros ainda como ulceração gangrenosa das mãos e dos pés. De concreto se sabe que ao perder os dedos dos pés ele passou a andar de joelhos, protegendo-os com dispositivos de couro, ou a se fazer carregar. Ao perder os dedos das mãos, passou a esculpir com o cinzel e o martelo amarrado aos punhos pelos ajudantes.

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e os estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão e a madeira.
Suas principais obras:
- Retábulo da capela-mor da Igreja de São Francisco em São João del-Rei
- Retábulo da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto
-  Retábulo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto 



Alunos: Davi Ricardo, Viviane Andrade, Randerson Neves, Amanda Cristina, Victoria Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário